Politica

INSS volta atrás e diz que restrição de orçamento não vai interromper serviços

Written by Christoper Jackson

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou atrás nesta terça-feira (6) e agora diz que os serviços não serão interrompidos após restrições orçamentárias deste fim de ano. Em nota oficial, por meio do Ministério do Trabalho e Previdência, o INSS esclareceu que o atendimento ao público está assegurado e que não haverá fechamento das unidades.

“Reforçamos também que todos os pagamentos dos benefícios operacionalizados pelo INSS, como aposentadorias, pensões, benefícios por incapacidade, além dos assistenciais (como o BPC), entre outros, estão assegurados”, informou a nota.

Entenda o comunicado anterior sobre a paralisação de serviços
Nesta terça-feira (6), o Instituto avisou o governo federal que as atividades seriam paralisadas por falta de recursos para manter os serviços. O aviso foi feito por Guilherme Gastaldello, presidente do INSS, e enviado ao secretário de Orçamento Federal do Ministério da Economia, Ariosto Antunes Culau. Segundo ele, a restrição orçamentária resultaria na suspensão de contratos a partir desta quarta-feira (6) e no deslocamento de servidores imediatamente. Serviços essenciais do INSS seriam a última medida a ser executada. No ofício, Gastaldello disse que o órgão iria adotar medidas de caráter emergencial enquanto for possível.

Recentemente, o governo federal bloqueou R$ 211 milhões do Ministério do Trabalho e Previdência, deixando apenas R$ 14 milhões para as despesas até o fim do ano.

About the author

Christoper Jackson

Leave a Comment