Presidente do PSD reafirma pré-candidatura de Gandini
Desde que o deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) retirou sua pré-candidatura a prefeito de Vitória, não se fala em outra coisa a não ser quem o PSB pretende apoiar na disputa pela Capital.
Dois nomes estão à espera não só desse apoio como também de toda a frente ampla dos partidos de centro. O ex-prefeito Luiz Paulo (PSDB) e o deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) são os pré-candidatos do grupo, sendo que o tucano tem um pezinho na frente no ranking do favoritismo.
Mesmo antes da formação do grupo, Luiz Paulo já tinha colocado o time em campo, fazendo reuniões, articulando alianças, assumindo mais responsabilidades no partido. Mas Gandini tem dito que não irá abrir da disputa.
Para viabilizar o próprio nome, o deputado tem feito algumas movimentações. Na última quinta-feira (09), um dia após o anúncio de desistência de Tyago, Gandini se reuniu com o marqueteiro Roni Cavalcante, que atuou na campanha do governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
“Tivemos uma primeira conversa, que foi muito boa, para analisar todo o processo eleitoral. Estou empolgado. Seria um orgulho ser prefeito da cidade que tanto amo, nunca escondi isso de ninguém”, disse Gandini, por meio de sua assessoria de imprensa.
Na última terça-feira (14), o deputado participou da reunião da Executiva estadual do PSD e ouviu do presidente, Renzo Vasconcelos, que sua candidatura está garantida.
“Um encontro para reforçar os diálogos, alinhar nosso comprometimento com os capixabas e reforçar que seguimos firmes na candidatura de Gandini em Vitória. Estamos sempre juntos, dialogando e reafirmando nosso compromisso com candidaturas em todo o Estado”, disse Renzo, que também é pré-candidato a prefeito de Colatina.
Na semana que vem está marcada uma reunião entre os partidos do bloco do centro – PSB, PSDB, Cidadania, PSD – para debater a situação. A previsão é que ainda esse mês o grupo defina a quem irá apoiar.
Embora o martelo ainda não esteja batido, nos bastidores, já se discute a possibilidade de Tyago Hoffmann coordenar a campanha de Luiz Paulo a prefeito.
Coser começa a montar plano de governo
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Vitória pelo PT, João Coser, inicia hoje (16) uma série de seminários e debates para a elaboração do seu programa de governo. O ato de abertura será no clube Álvares Cabral, a partir das 18h30, e contará com a presença do diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, que dará uma palestra sobre a Capital.
“Vamos fazer a construção do nosso programa de governo de forma participativa, ouvindo a população das nove regiões de Vitória, os diferentes segmentos, organizações não governamentais, a academia e todos que tenham interesse em contribuir para que a cidade recupere seu protagonismo, retome sua liderança política e econômica, volte a desenvolver projetos e a realizar obras estruturantes”, disse Coser.
No evento será apresentado como as pessoas poderão colaborar com o plano. Coser já tem rodado a cidade em sua pré-candidatura a prefeito para ouvir os eleitores. Ele esteve nas nove regiões com o projeto “Sonhos para Vitória”.
PPM declara apoio a Euclério
O Projeto Político Militar (PPM) – braço político dos militares do Estado – declarou apoio ao prefeito e pré-candidato à reeleição de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB). O grupo, que é formado por representantes de associações de classe dos militares, recebeu o prefeito na semana passada.
“O Projeto Político Militar (PPM-ES) recebe nesta manhã (7 de maio) o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, e reitera apoio à continuidade dos trabalhos do chefe do Executivo na cidade com maior crescimento da Região Metropolitana. Oportunidade de discutir política no cenário atual e futuro”, postou o grupo na rede social.
Euclério é policial civil aposentado e sempre teve a pauta da segurança pública como bandeira. Tenente Assis, que declarou apoio a Euclério também, fez a ponte do encontro. O PPM tem recebido outros pré-candidatos para ouvir suas propostas. De Vitória, recebeu a vice-prefeita Capitã Estéfane (Podemos), e, da Serra, o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP).
Novo traz Deltan Dallagnol para o ES
O Partido Novo faz, no próximo sábado (18), seu Primeiro Encontro Estadual, em Vitória, e trará para o evento o ex-deputado federal e ex-procurador República Deltan Dallagnol, que é embaixador do partido.
O evento será no hotel Sheraton, a partir das 13h, e também contará com a presença do presidente nacional da legenda, Eduardo Ribeiro. Para participar é necessário comprar ingresso. O 2º lote está sendo vendido por R$ 30 para filiados e R$ 45 para o público em geral.
Deltan foi coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato, mas pediu exoneração do cargo de procurador para se candidatar. Ele foi eleito deputado federal pelo Paraná, mas teve o mandato cassado pelo TSE no ano passado.
A Corte entendeu que ele praticou uma manobra judicial ao antecipar sua saída do cargo de procurador, quando respondia por 15 procedimentos administrativos que poderiam resultar em sua inelegibilidade. A saída do MPF foi considerada uma “fuga” para se livrar dos procedimentos e de cair na Lei da Ficha Limpa. Deltan sempre negou as acusações.
Mesmo fora do MPF e da Câmara Federal, Deltan continua sendo uma voz crítica ao governo Lula.
Vereador quer disputar Prefeitura de Anchieta
O vereador de Anchieta Edinho É Demais (MDB) anunciou que é pré-candidato a prefeito do município. Ele já foi presidente da Câmara (2021-2022) e também é professor e produtor de eventos.
“Resolvemos atender ao clamor de muitas pessoas e colocar o nosso nome para avaliação. Vamos trocar ideias, ouvir as opiniões das pessoas e depois fazer as medições, pesquisas pra ver se temos condição de encarar o pleito. Eu acredito que sim”, disse Edinho, ontem (15), numa postagem em sua rede social.