A Arquidiocese de Vitória (ES) está anunciando que se encontram abertas as inscrições para a Turma 2024 da Escola de Fé e Política Dom Silvestre Luís Scandian. Os interessados tem até o dia 23 de fevereiro para efetivar sua inscrição. Segundo nota emitida pela Cúria Metropolitana, a escola é parte da estrutura da Arquidiocese de Vitória e é um mecanismo voltado para formação do fiel católico, especialmente dos leigos e leigas, para o apostolado cristão na política.
O foco são pessoas com engajamento em pastorais ou comunidades eclesiais de base para promover formação política e consciência crítica. Não é uma escola para formar candidatos. É formar consciência crítica, para que a Igreja possa fazer o trabalho que sempre fez.
O curso conta com 4 módulos que serão realizados no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória, nas datas que estão especificadas ao final do texto. Cada módulo tem um custo de R$ 450, que inclui hospedagem, alimentação, materiais e a assessoria de professores mestres e doutores.
Isenção para indicados
Cada área pastoral da Arquidiocese de Vitória poderá indicar até seis pessoas (leigos/as) que, conforme escolha do coordenador, terão o valor principal do curso custeado, ficando para cada pessoa o valor de R$ 50 por módulo. Os/as interessados/as devem procurar pelo pároco ou coordenador da sua área e sinalizar interesse na indicação.
Aqueles que não forem contemplados pela indicação podem matricular-se na modalidade “vaga ampla”, que corresponde ao custeio próprio de sua inscrição e mensalidades.
É importante destacar que a escola tem objetivos de contribuir com a formação de lideranças cristãs inseridas na política, em suas diferentes formas e níveis, a partir da reflexão bíblica, teológica, das ciências sociais e da filosofia, na perspectiva de uma sociedade justa, solidária, democrática, pluricultural e pluriétnica.