Muito se discute sobre a importância em se aderir a energia solar, mas como funciona a questão do imposto sobre o sistema? A renomada Solpac Energia Solar, empresa 100% brasileira entende que a energia solar é um investimento para o futuro e por isso traz para você equipamentos solares de qualidade e com garantia, para que você possa usufruir dessa energia limpa com segurança e eficiência energética máxima. Sendo assim, leia o artigo até o final e compreenda como funciona o imposto sobre energia solar.
Sabemos que o elevado consumo de combustíveis fósseis, propiciam o aumento do aquecimento global e efeito estuda, fatores que devem ser combatidos pela sociedade. Considerada a maior fabricante de placas 465W do Brasil, o Grupo Solpac ressalta que o sistema fotovoltaico deve ser levado em consideração, tanto residencialmente quanto no ramo empresarial.
O que seria o sistema fotovoltaico?
Caso você não saiba, o sistema fotovoltaico é utilizado para fazer uso da energia solar, consistindo na captação de energia mediante utilização de placas solares e outros equipamentos essenciais. Nesse contexto, como entende o Grupo Solar Solpac, os painéis solares funcionam a partir do momento que os fótons atingem as células fotovoltaicas, assim os elétrons migram para a célula de silício da placa criando a corrente elétrica necessária. Mas quando convertida para energia elétrica, qual seria o imposto sobre energia solar?
Imposto sobre energia solar
Sendo chamado de Impostos Sobre Serviços (ISS), ele é recolhido ao Distrito Federal e municípios pelas empresas que fazem uso de sistema para a geração de energia solar. Muitos desconhecem, mas ao aderir o sistema fotovoltaico, a conta de luz pode reduzir em até 90%, sendo que o consumidor tem um retorno do investimento no prazo de 2 a 5 anos. Para saber mais informações relevantes sobre o sistema, acesse o site da Solpac: http://www.gruposolpac.com.br/.
Esse imposto sobre energia solar varia de 17 a 29% dependendo do Estado. Entretanto, a Solpac Energia Solar ressalta uma problemática que passou a ser aplicada em 2018 pela ANEEL, chamada de “taxação do sol”. Essa nova revisão normativa visa retirar as compensações de parte da tarifa de energia elétrica concedida a quem produz a própria energia. Vale citar que essa cobrança de custos de distribuição é atribuída a quem usa esses sistema ligados à rede pública de energia.
Nesse contexto, entende-se que a taxação do sol será gradativa ao longo dos próximos anos, estando próxima ao percentual de 15% a partir de 2023. Sendo assim, como expõe o Grupo Solpac, quem aderir ao sistema a partir desse ano será incluído nessa nova regra, isso porque quem faz uso do sistema para a pagar pelo uso da infraestrutura disponibilizada pela distribuidora em períodos que não há geração. Assim, se deseja aderir o sistema o quanto antes, acesso o site da Solpac Loja Virtual e tenha acesso aos melhores produtos solares: http://www.solpaclojavirtual.com.br/loja/.
Desse modo, para que possa usufruir da energia solar sem que tenha que pagar pela taxação do sol, não perca tempo e faça o seu orçamento com a Solpac Energia Solar. Se ainda está com dúvidas sobre o funcionamento desse sistema, acompanhe o Grupo Solpac nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações: Youtube – https://www.youtube.com/c/SOLPACTV, Instagram – https://www.instagram.com/gruposolpac/?igshid=YmMyMTA2M2Y= e Facebook https://www.facebook.com/solpacoficial. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (19) 3604-2900 (WhatsApp).