Você já se perguntou como começou os movimentos filantrópicos aqui no Brasil? Conforme explicam Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, empresários e filantropos brasileiros, a origem da filantropia no Brasil está datada desde a chegada dos portugueses no território nacional e segue até os dias de hoje com diversos movimentos que contribuem com a população.
Ou seja, desde o início da colonização já haviam resquícios de pessoas que contribuíam umas com as outras, e as ações ainda são mantidas até os dias de hoje — ainda que não seja na maior intensidade, como ocorre em diversos outros países. A seguir, mostraremos como ocorreu esse processo de ajuda ao próximo, e quais as suas vantagens.
O que é filantropia
Para começar, a filantropia consiste em uma contribuição de verbas por pessoas, organizações e entidades. Conforme explica a empresária Ana Lúcia Lopes Paneguini, o próprio nome, que vem do grego, significa “amor ao próximo”, ou seja, isso é uma espécie de contribuição por livre e espontânea vontade, sem quaisquer fins lucrativos.
Filantropia no Brasil
Como já mencionado, a filantropia no Brasil possui a sua origem no período colonial. Naquela época, as sociedades católicas acabavam fundando organizações voluntárias a fim de contribuir com as pessoas mais necessitadas. Todas as contribuições e arrecadações eram feitas através de doações, ou seja, o mesmo modelo que adotamos para os dias de hoje.
Hospital de Amor no Brasil
Atualmente, temos diversas instituições que atuam das mais variadas formas. Conforme explica o filantropo Wemerson Paneguini, dentre as mais famosas instituições de caridade, o Hospital de Amor no Brasil — instituição filantrópica localizada em Barretos, e especializada no tratamento de câncer — recebe reconhecimento internacional pela quantidade de cooperações e atendimentos gratuitos já realizados.
Além disso, esse hospital possui mais de 60 anos de atuação e mais de 50 unidades que operam em diversos casos, como por exemplo a unidade de prevenção de doenças, e a de reabilitação. Ou seja, tanto tempo cuidando das pessoas mais necessitadas através de pequenos auxílios de pessoas que percebem a importância do significado da filantropia.
Sempre cabe mais um
Em resumo, a filantropia é uma ótima maneira de contribuir com o próximo sem esperar nada em troca. Ações como essas salvam vidas e devem ser incentivadas a todo momento, principalmente em um país como o Brasil, onde não se fala muito a respeito do assunto. Para os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, se você gostou de conhecer um pouco sobre a história da filantropia, o próximo passo é a sua própria contribuição.