Tecnologia

Grupo Buaiz diversifica investimentos e anuncia parceria com empresa de tecnologia

Written by Christoper Jackson

O Grupo Buaiz lançou na noite desta quinta-feira (13), na Casa Lounge, na Praia do Canto, em Vitória, sua nova parceria com a empresa capixaba Optsolv, que desenvolve softwares personalizados para atender necessidades de setores importantes da economia, como siderurgia, metalurgia, logística, transporte, saúde, dentre outros.

A sociedade representa uma expansão dos investimentos do Grupo Buaiz na área de tecnologia, que já conta com incursões no segmento de energia solar e agora se estende para soluções em sofwares. O evento de lançamento marcou também um reposicionamento da Optsolv, inclusive com nova marca.

O presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, afirmou que a decisão de investir na Optsolv foi baseada em alguns critérios, que norteiam os demais investimentos do conglomerado.

A ideia é dar visibilidade a empresas relevantes e que tivessem boas perspectivas de futuro.

“O Grupo Buaiz se abriu para novas oportunidades, mas dentro de alguns critérios. Investir em empresas que fossem relevantes, que tivessem boas perspectivas. Começamos este processo através da Apex, que é líder hoje no mercado de soluções financeiras do Espírito Santo”, relatou.

Americo Buaiz Filho também relembrou a primeira parceria tecnológica do grupo, com a BeOn, no segmento de energia solar. Para ele, os investimentos em tecnologia são fundamentais para o futuro deste mercado no Espírito Santo.

O lançamento da parceria com a Optsolv, segundo o presidente do Grupo Buaiz, representa não apenas o lançamento de uma marca, mas um marco para a empresa, que se destaca em um mercado em plena ascensão.

“Fizemos o investimento na BeOn, que é uma empresa de energia solar, e agora na Optsol, que hoje se transforma em Optsolv, que dialoga muito com nossa área de inovação para o futuro e que é uma empresa super bem posicionada para contribuir com um mercado em franca ascendência e de necessidade e demanda crescentes”.
Nesta parceria, o Grupo Buaiz possui 30% de participação societária na Optsolv.

Além de Americo Buaiz e Americo Buaiz Neto, estiveram presentes no lançamento o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni, o superintendente de Conteúdo, Alexandre Carvalho, e o superintendente das áreas Comercial e Marketing, Davi Wescley dos Santos.

Laboratório de novos projetos
O vice-presidente da Rede Vitória de Comunicação, Americo Buaiz Neto, disse que o grupo fundado por seu avô, Americo Buaiz, serve como um laboratório, um berçário para novos projetos e soluções.

Mais do que isso, ele enxerga no trabalho da Optsolv um projeto com potencial de expansão com grande potencial, que pode, inclusive, funcionar para outras empresas, não somente o Grupo Buaiz.

“O Grupo Buaiz é um berçário de novos projetos e soluções, inclusive tecnológicas. Essa parceria é de extrema importância porque agora temos uma empresa que também faz parte do Grupo Buaiz e que pode ser uma produtora destes softwares, dando início a novos projetos, novos produtos, que podem ser externos ao grupo. Uma solução que funcionar para o Grupo Buaiz, pode funcionar também para outras empresas”, disse.
Segundo Americo Buaiz Neto, o segmento tecnológico é um mercado bastante promissor, que deve ser explorado pelo grupo daqui para frente.

“Estamos investindo no mercado de energia solar, agora estamos anunciando este novo investimento, que se propõe a ser mais do que uma casa de soluções de software, mas uma ‘solve house’, que entrega todo o estudo de um cliente que quer desenvolver um software até o produto final”, afirma.

A Optsolv foi fundada em 2021 pelos amigos de longa data Guilherme Conrado e Rômulo Louzada.

De acordo com Guilherme, a empresa surgiu a partir de uma necessidade que os próprios sócios notaram durante um período de pesquisa e trabalho no mercado de tecnologia, que se estendeu por cinco anos.

“Viemos primeiro para o mercado aprender os desafios que existiam, trabalhamos durante cinco anos até que entendemos que havia um gap no mercado. A partir dele, em 2021, criamos coragem. Estamos há 3 anos e 6 meses nesta jornada de empreender e vivendo um desafio a cada dia”, relatou o empresário.
Segundo ele, a empresa trabalha com uma proposta de atendimento personalizado. A ideia, é entregar um viés construtivo e imersivo para encontrar as soluções mais adequadas para cada cliente, levando em consideração seu nicho de atuação e particularidades.

Atualmente, a Optsolv atende 10 clientes de renome no cenário econômico capixaba e o empresário garante: é preciso entender os desafios para solucioná-los.

“Entregar tecnologia é muito mais do que só desenvolver um software, é nessa pegada que a gente apresenta a Optsolv para o mercado, com esse viés mais construtivo, mais imersivo, onde a gente entra a fundo nos desafios de negócios dos nossos clientes e entrega uma tecnologia mais estratégica para essas empresas”, disse.
Foto: Vitor Machado
Guilherme afirma que a sociedade com o Grupo Buaiz é de extrema importância para o desenvolvimento e a visibilidade da empresa.

Segundo ele, a expectativa para os próximos anos é firmar a Optsolv como uma referência em soluções tecnológicas no Estado.

Para isso, é importante ter as parcerias certas para que o negócio possa crescer, “dar as mãos aos gigantes”, como ele define.

“Tem uma frase que um amigo pessoal me disse: ‘Quando você for dar a mão, dê a mão para gigantes’. Essa parceria reflete tudo isso, sempre tivemos ambição de ser uma empresa relevante em qualquer cenário que a gente estiver e quando surge a oportunidade de você estar ao lado do Grupo Buaiz, com toda a estrutura que ele carrega, com todo know-how e toda a chancela, chegou a hora de dar a mão ao gigante e deixar essa história maior ainda”.

About the author

Christoper Jackson

Leave a Comment