Noticias

Conheça as diferenças entre marketing e publicidade

Written by Christoper Jackson

O momento de escolha profissional pode trazer muitas dúvidas, principalmente com tantas opções de cursos, muitas vezes da mesma área, como Marketing e Publicidade e Propaganda.

Ambos pertencem à área de comunicação, mas possuem diferenças significativas. Saber quais são elas e conhecer os detalhes de cada formação é essencial para fazer uma escolha consciente.

Quais são as diferenças entre as áreas de marketing e publicidade?
Apesar de serem áreas relacionadas, o curso e o mercado de trabalho de cada um são diferentes.

Enquanto Publicidade e Propaganda é voltado para a criação de conteúdos para a divulgação de uma marca, o Marketing possui um enfoque mais estratégico, com o objetivo de aumentar as vendas ou o lucro de uma empresa.

Sendo assim, a publicidade trabalha com a criação de comerciais, posts em redes sociais ou assessoria de imprensa. Já o marketing atua na gestão de preços, distribuição de um produto e relacionamento com os clientes e os consumidores.

O curso de Marketing
A graduação em Marketing pode ser encontrada nos graus bacharelado e tecnológico. O bacharelado possui quatro anos de duração e oferece um aprofundamento maior na área de humanas, com disciplinas como sociologia ou psicologia.

Já o curso de tecnólogo, tem duração média de dois anos e é voltado para aspectos práticos da profissão. Veja a seguir as principais matérias da grade curricular do curso:

Fundamentos de gestão
Análise de comportamento do consumidor
Direito do consumidor
Endomarketing
Pesquisa de mercado
Planejamento de vendas
Formação de preços
Marketing do varejo
Marketing digital
História da cultura
Publicidade e propaganda
Database
Economia e mercado
Estatística
Gestão de comunicação
Atividades complementares, estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são exigidos para a formação.

Qual é o perfil do estudante de Marketing?
O aluno de Marketing possui um perfil curioso e está sempre atento às mudanças no mercado. Também possui facilidade para se relacionar com outras pessoas, é criativo e organizado.

Mercado de trabalho
Com o diploma em mãos, o profissional de Marketing pode trabalhar em agências de comunicação integrada, empresas de qualquer setor, institutos de pesquisa, ou em órgãos públicos.

Ele pode exercer funções de consultor, obter dados de consumidores, planejar promoções e estratégias de venda e produzir material para comunicação corporativa.

O curso de Publicidade e Propaganda
O curso de publicidade e propaganda é oferecido apenas no grau bacharelado, e tem o objetivo de formar profissionais capacitados para trabalhar na divulgação e boa imagem de uma marca, por meio de campanhas e peças publicitárias.

Ao longo da graduação de aproximadamente quatro anos, os estudantes entram em contato com conteúdos teóricos e práticos nas áreas de administração, arte e comunicação. Confira abaixo quais são as principais disciplinas da grade curricular do curso:

Antropologia
Sociologia
Filosofia
Língua Portuguesa
Teorias da Comunicação
Criatividade
Fundamentos da Propaganda
Fotografia
Pesquisa e análise de dados
História da arte
Design gráfico
Redação publicitária
Atendimento
Psicologia
Ética e legislação
Para se formar, é necessário realizar atividades complementares, o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o profissional de Publicidade inclui agências de comunicação, ou no setor de marketing de empresas de diferentes tipos. Também é possível trabalhar em órgãos públicos.

Dentre suas funções, estão desenvolver logotipos, embalagens, outdoors, comerciais e anúncios de um produto. Para isso, o publicitário desenvolve uma pesquisa de perfil do público, cria peças publicitárias e escolhe em quais canais irá divulgá-la, como TV, rádio ou internet.

Qual é o perfil do estudante de Publicidade?
O publicitário possui um perfil comunicativo e criativo. Também é empreendedor e possui facilidade para encontrar novas oportunidades ou soluções. Além disso, possui habilidades na área artística e estética.

Onde encontrar os dois cursos?
O diploma de graduação em Publicidade e Propaganda ou Marketing é fundamental para exercer as profissões. Porém, para que o diploma seja válido em todo o território nacional, o curso deve ser autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Por meio de uma avaliação, o órgão garante que a graduação possui a estrutura necessária e atende aos padrões de qualidade necessários para ofertá-la. Por isso, é fundamental verificar essas informações antes de efetuar a matrícula.

About the author

Christoper Jackson

Leave a Comment