Flavio Giusti possui diversas qualificações: é empresário, ex-MasterChef, idealizador de diversos cursos de culinária vegana e por aí vai. Não à toa, ele também é um grande defensor dos queijos veganos, os quais, por sua vez, possuem inúmeros benefícios para a saúde humana — muito mais, até mesmo, que os queijos de origem animal. Com o queijo feito a partir da aveia, isso não seria diferente, afinal, muita gente não sabe, mas além de ser parecido com o cheddar, a aveia é riquíssima em variados nutrientes.
Para fazer o queijo vegano de aveia, você precisará de alguns ingredientes, como por exemplo, além da aveia, a batata-doce, a levedura de cerveja, limão, cebola, água e gelatina sem sabor. Não somente, alguns temperos também são necessários, como a páprica defumada, o pimentão e o sal, além de um pouco de água, é claro. Para Flavio Giusti, só pelos ingredientes utilizados para além da aveia, esse é um tipo de queijo extremamente saudável.
Para prepará-lo, é ideal que você tenha um processador, mas também é possível utilizar um liquidificador, mesmo que isso signifique menos precisão no preparo da receita. De princípio, os ingredientes formarão uma espécie de pasta, de modo que só após ser colocado numa forma e, em seguida, desenformado, será possível ver a “obra de arte”. Para Flavio Giusti, apesar de levar mais tempo em seu preparo, se comparado ao queijo tofu, por exemplo, o resultado final vale super a pena!
Mas, quais são os benefícios da aveia?
No entanto, como se sabe, a base principal desse queijo vegetal é a aveia. Logo, saber quais benefícios ela acarreta para saúde é indispensável! Por isso, Flavio Giusti comenta que, de maneira geral, a aveia é riquíssima em elementos essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, como o alto teor de fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco e diversos outros nutrientes.
Não à toa, ela é considerada um dos cereais mais saudáveis à venda no mercado, além de ser versátil, é claro. Afinal, quem nunca viu receitas utilizando aveia, as quais vão desde saladas de frutas a saladas de folhas, por exemplo. Não é mesmo? Só isso, para Flavio Giusti, já nos mostra quão vantajoso é preferir o queijo vegano de aveia ao queijo cheddar tradicional, por exemplo.
Mas não para por aí! De maneira mais específica, o queijo vegano de aveia contribui para a melhora do colesterol, o que, como se sabe, reduz os riscos de doenças cardiovasculares, como o AVC, a doença cerebrovascular e diversas outras. Além disso, a aveia também é ótima para o intestino, prevenindo, inclusive, o câncer na área (obrigada, fibras!).
E aí, gostou de saber mais sobre o queijo vegano de aveia e os seus benefícios? Se a resposta for sim, então você não pode deixar de conhecer mais do trabalho de Flavio Giusti, que é criador do VegetariRango e possui diversos cursos sobre queijo destinado tanto para amadores do universo da culinária vegana, quanto para profissionais. O renomado youtuber vegano já esteve também na Europa ministrando seus cursos, o que lhe configura, ainda mais, credibilidade. Incrível, você não acha?